Atendimento (54)3343-3668

Notícias

26/03/2020

Comunicado Amunor

COMUNICADO AMUNOR

 A Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – AMUNOR, reunida extraordinariamente e pela web na manhã dessa quinta feira dia 26 de março de 2020, deliberou sobre alguns assuntos os quais passamos a proposições:

  1. A AMUNOR, sugere que os municípios que revejam seus decretos principalmente na questão relacionada a Comercio, Prestação de serviço e indústria, antecipando sua retomada para data de 30 de março de 2020, contudo adotando algumas práticas como:

- Controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por funcionários, etc.

- O comercio, definir o número máximo de pessoas conforme o espaço físico do estabelecimento.

- Industria adotar protocolo de descontaminação, rotatividade de colaboradores, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos colaboradores.

- Colaboradores com idade dentro da faixa de risco, devem permanecer afastados conforme decreto estadual em vigor.

  1. A AMUNOR, propõe que os municípios alterem seus decretos municipais no que tange ao atendimento ao público pelas - AGENCIAS BANCARIAS:

-Recomendar as agências bancárias, a utilização sempre que possível dos caixas eletrônicos nas agências, quando da necessidade de atendimento presencial que o mesmo seja agendado, sempre monitorando o número de pessoas, evitando aglomeração.

  1. Com ênfase a questão das Escolas, a AMUNOR recomenda que seja observado o Decreto Estadual. 
  2. Eventos públicos e privados, tais como feiras, shows, festivais, festas, bailes, casamentos, todo e qualquer evento que haja aglomeração de pessoas, deverá ser respeitado o decreto.
  3.  Igrejas e templos manter conforme orientação de Decreto Federal, sem aglomerações.
  4. Bares será permito somente de portas fechas com vendas de alimentos e bebidas lacradas, sem consumo no local. Restaurantes, mantem aberto respeitado o distanciamento orientado entre uma pessoa e outra, máximo de pessoas permitidas dentro dos estabelecimentos, priorizar as tele entregas e adotando práticas de higiene e limpeza definidos pela área de saúde de acordo com orientação sanitária. 
  5. A AMUNOR, propõe que os municípios restabeleçam os SERVIÇOS PUBLICOS, adotando algumas medidas tais como:

- Campanha de conscientização junto aos servidores municipais para adoção de práticas de prevenção a epidemia do COVID -19.

 - Controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por servidores, devem ser sugeridas.

- Orientar aos servidores que atendem ao público para definir número máximo de pessoas dentro da repartição.

- Adotar protocolo de descontaminação, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos servidores.

- Sugestão de turno único com exceção dos serviços essenciais.

-Manter afastados os servidores com faixa etária de risco, bem como os do grupo de risco, devem permanecer afastados conforme decreto.

  1. Recomendamos a toda população que as pessoas que se enquadram na faixa de risco se mantenham em casa.

Esse documento tem o objetivo de subsidiar os municípios em suas tomadas de decisões.

FELIPPE JUNIOR RIETH

Presidente da AMUNOR

Prefeito Municipal de Capão Bonito do Sul

 

Municípios da Região Nordeste